PSICOLOGIA CLÍNICA · TERAPIA DE CASAL

Cláudia Morais

Psicóloga clínica e terapeuta de casal, em Linda-a-Velha e online.

Sou psicóloga clínica e terapeuta de casal há mais de 20 décadas. Trabalho com adultos individualmente e com casais que atravessam crises, decisões difíceis, ruturas, reconstruções e momentos em que é preciso parar, pensar e ganhar novas perspetivas.

Procuro uma intervenção clara, responsável e profundamente compassiva — que respeita a história de cada pessoa e o tempo de cada processo terapêutico, mas que também ajuda a transformar padrões de relação que já não funcionam.

Cláudia Morais, psicóloga e terapeuta de casal

Como posso ajudar

Terapia de casal

Para casais que enfrentam distância emocional, discussões recorrentes, quebra de confiança, dificuldades na intimidade ou processos de separação e reconstrução.

É frequentemente indicada quando: conflitos nunca ficam verdadeiramente resolvidos, o diálogo se torna defensivo ou agressivo, a intimidade diminui, a confiança se fragiliza ou existe a sensação de que já não se conseguem entender como antes.

Terapia individual

Para ansiedade, exaustão emocional, problemas de autoestima, dificuldade em definir limites, crises pessoais, luto, divórcio e padrões de relação que se repetem.

Pode ser importante procurar ajuda quando há irritabilidade frequente, dificuldade em concentrar-se ou em tomar decisões, cansaço persistente, alterações de sono ou a sensação de ter chegado a um limite interno.

Antes de marcarmos, pode ouvir-me

Um breve vídeo de apresentação sobre a forma como trabalho.

Livros publicados

Ao longo dos últimos anos tenho escrito sobre amor, crise conjugal…

Manual do Amor
O Problema não sou eu, és tu
Continuar a Ser Família Depois do Divórcio
Os 25 Hábitos dos Casais Felizes
O Amor e o Facebook
Sobreviver à Crise Conjugal

Na comunicação social

Participações em televisão e outros meios.

CONTACTOS

Rua Marcelino Mesquita, N.º 11 · Loja 8 · Sala 3
Linda-a-Velha

Telefone:
967 507 853

Consultas presenciais e online — por marcação.

© Cláudia Morais · Psicóloga Clínica e Terapeuta de Casal

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

AS PESSOAS CASADAS SÃO MAIS FELIZES

Há diversas investigações que apontam para o facto de as pessoas que vivem casamentos felizes serem, em média, mais felizes do que as outras. A seguir, por ordem decrescente, vêm as pessoas solteiras, as viúvas, as divorciadas e, no fim da lista, as pessoas infelizes no casamento. Agora um estudo da Universidade do Michigan vem dizer que, a longo prazo, as pessoas casadas são mais felizes do que as não casadas.

Segundo os investigadores, o casamento
em si mesmo não torna as pessoas mais felizes
do que quando estas estavam solteiras mas
parece ter um efeito protetor contra o normal
declínio dos níveis de bem-estar ao longo do ciclo de vida.

Resumidamente aquilo que a pesquisa diz é que as pessoas que optam por casar acabam por ser mais felizes do que seriam se nunca o tivessem feito.

Este é um estudo longitudinal que acompanhou milhares de participantes ao longo dos anos e que procurou averiguar se os traços de personalidade nos ajudam a lidar com os eventos de vida mais significativos. E a resposta a esta questão é… NÃO. De acordo com esta investigação, os traços de personalidade não têm influência significativa aquando da perda de emprego ou do nascimento de um filho, o que contraria alguns estudos feitos no passado.

Em termos gerais, os participantes deste estudo que não casaram mostraram, com a passagem dos anos, um declínio gradual dos níveis de bem-estar (felicidade), enquanto as pessoas casadas contrariaram esta tendência. Assim, de acordo com os investigadores, o casamento pode não causar um aumento da satisfação, mas parece mantê-la em níveis estáveis.